substancias e misturas
Engenharia Elétrica - 1º Período
Alunos:
Dario
Junior
Elyelson
Jaime
Joberth
Jonatas
Relatório de Laboratório
-Substâncias e Misturas-
São Luís 2014
Introdução
Os laboratórios de Química nas universidades exercem papel fundamental na aprendizagem acadêmica dos alunos, pois com eles é possível vivenciar experiências nunca antes vistas na maioria das escolas de ensino fundamental e com este recurso podemos ter idéia na prática tudo aquilo aprendido na teoria.
Neste trabalho iremos demonstrar experimento realizado no laboratório da faculdade utilizando métodos simples de misturas de algumas substâncias, bem como identificar suas características e suas fases. A princípio selecionamos vários tipos de substancias e misturas, dentre elas a água destilada onde para este experimento, a água de torneira, “natural” ou mineral, não seriam de grande qualidade à atividade. Outros também foram adicionados como diclorometano, vaselina, etanol óleo de girassol e assim obtivemos uma única mistura da qual através de certa ordem de adição, eles não geram uma mistura homogênea e ficam evidentes todas as suas fases.
Objetivo
Este relatório tem como objetivo descrever os resultados de experimentos realizados dentro de um laboratório da faculdade envolvendo diferentes substâncias e misturas de forma a serem observados os resultados obtidos bem como suas características.
Conceitos
Substância – é cada uma das espécies de matéria pura que constitui o universo.
Pode ser simples ou composta.
Substância Simples - é formada por átomos de um único elemento químico (denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons).
Exemplos:
Ouro:
Ferro:
Cobre:
Gás Hidrogênio:
Argón:
Substancia Composta – é constituída por mais de um elemento químico,
numa proporção determinada de átomos.
Exemplos:
Cloreto de