Resumo Behaviorismo
Comportamento – observável e mensurável, definido de maneira clara e precisa, será o objeto do estudo do behaviorismo (reflexo inato ou resposta condicionada).
Aprendizagem – processo pelo qual modificações duradouras ocorrem no comportamento do sujeito como resultado de sua interação com o meio ambiente.
Condicionamento – Aprendizagem
Variáveis Independentes – mudanças no ambiente. São manipuladas de forma controlada, empírica e experimental. Referem-se às causas do comportamento.
Variáveis Dependentes – o efeito para o qual procuramos a causa. Tentamos prever e controlar o comportamento de um organismo individual. Mudanças causadas no comportamento.
Hereditariedade e meio ambiente
A questão do Inato versus Adquirido. Muitos teóricos e pesquisadores da história da psicologia ocuparam-se em criar modos de explicar como os aspectos genéticos e os ambientais interagem e funcionam.
Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo
Inatismo – A hereditariedade determina exclusivamente o desenvolvimento e a aprendizagem. (Ex: “Pau que nasce torto, morre torto” “Filho de peixe, peixinho é”). Pessoa passiva frente ao determinismo hereditário.
Ambientalismo (Behaviorismo ou Comportamentalismo) – O meio ambiente determina exclusivamente o desenvolvimento e a aprendizagem. (Ex: O homem nasce um papel em branco.) Pessoa passiva frente ao determinismo do meio ambiente.
Interacionismo – O desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano são fruto da interação entre aspectos inatos e adquiridos. Pessoa ativa – transforma o mundo e é por ele transformado.
Pressupostos que embasam a ciência do comportamento
Perspectiva determinista – Não existe livre-arbítrio. Todo comportamento é determinado por um conjunto de contingências que, se manejadas, permitem a alteração de um comportamento
Afirmação do comportamento como objeto de estudo sujeito a leis – as experiências em laboratório, a psicologia aplicada e o estudo com seres