O que é substância e Misturas
As substâncias chamadas simples são raramente encontradas na natureza, tendo sua maioria produzida em laboratórios, para experimentos, estudos ou outros propósitos científicos.
Já no caso das substâncias compostas, é possível citar a tão conhecida água, formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, misturando dois tipos diferentes de elementos.
Misturas
Quando se fala em mistura, já é possível dizer que se trata de um conceito um pouco diferente. As misturas são a união das substâncias. Um bom exemplo disso é a água do mar, uma mistura formada pela união da água com outros sais minerais.
Dentro desse assunto, existem as misturas homogêneas e as heterogêneas. As primeiras são aquelas cujos componentes não podem ser identificados separadamente, impedindo o observador de dizer, de forma imediata, que se trata de uma mistura. Já as heterogêneas são o oposto das primeiras: seus componentes podem ser identificados facilmente em um sistema. Cada nível dessa separação é chamado de fase.
Como exemplos de misturas homogêneas, podem ser citados: o leite, o petróleo e o exemplo dado anteriormente, a água do mar. No último, por exemplo, não é possível separar visualmente a água dos sais minerais.
Uma das misturas heterogêneas mais usadas para exemplificar o conceito é a de água e óleo. Quando os dois ingredientes são misturados em um recipiente, a quantidade de óleo vai imediatamente para a superfície, enquanto a água permanece no fundo, separada do outro ingrediente. Isso significa que é possível ver a diferença das substâncias (as duas fases) que estão presentes