Folha de Resposta Estudo de Caso Dove
Problema(s) Abordado(s): Breve descrição do(s) problema(s) foco da análise.
Perda de controle no crescimento do portfolio da marca, tendo a mesma que afunilar suas mais de 1600 marcas para apenas 400; descontentamento com a ideia da Campanha Real Beleza em 2002, ao saber pós uma investigação mundial, que as mulheres se sentiam insultadas com ela, e não inspiradas; o conceito de beleza natural, na campanha, causou receio na equipe da marca quanto ao posicionamento que estariam criando na mente do consumidor, de que Dove não me deixa mais, ou menos bonita. Logo, por que comprar?
Referencial conceitual: Destaque dos conceitos, teorias, ideias-chave que possam ajudar sua análise.
Principal conceito da marca Dove: desbancar o mito de beleza, defendendo a ideia que de a beleza real, é a própria definição da beleza, incentivando as mulheres, a se aceitarem como são. Fazendo-as amarem suas sardas, sua pele negra ou branca, seu cabelo afro ou liso, sua cor de cabelo, suas gordurinhas ou magreza. Logo, Dove, é para todo tipo de mulher.
Informações qualitativas relevantes: Identificação no texto dos dados mais relevantes
Na década de 1980, Dove era altamente recomendada por médicos e dermatologistas, no tratamento de peles ressecadas. Uma pesquisa feita com 3 mil mulheres em dez países, levantou algumas hipóteses formuladas pelos psicólogos contratados pela Unilever, de que apenas 2% das entrevistadas no mundo optaram por se descrever como lindas. O comercial da Dove, chegou a ser um dos comerciais mais assistidos no YouTube.
Informações quantitativas relevantes: Identificação no texto dos dados mais relevantes
Em 2007, Dove era a marca nº 1 do setor de saúde e beleza no mundo, com vendas acima de 2,5 bilhoes de dólares por ano em mais de 80 paises. Onze das marcas da Unilever, tinham receitas anuais globais de mais de 1 bilhão de dólares. Em 2006, Dove foi identificada como uma