Marketing de produtos dove: um estudo de caso
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Contexto Histórico
A linha Dove é uma conceituada marca especialista em produtos de higiene e cuidados pessoais da Unilever. Com a razão social S.A Irmãos Lever, a Unilever iniciou suas atividades no Brasil em 1929.
Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade e pioneirismo. Em 2001, após grandes lançamentos como o sabão Sunlight e a margarina Doriana, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.
A Unilever, por sua vez, está entre as maiores empresas de bens de consumo do mundo na fabricação de produtos de higiene pessoal, limpeza, alimentos e sorvetes, operando em mais de 100 países. Atualmente, a Unilever Brasil conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 12 mil funcionários (UNILEVER, 2011).
No Brasil entre as 17 categorias em que atua, a Unilever é líder em 10, além de estar entre as duas principais fornecedoras do varejo alimentar e de farmácias. Seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São mais de oito décadas atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, Ades, Axe, Close Up, Rexona e Dove.
A marca em destaque do estudo é a linha de produtos de higiene Dove. Não é por acaso, que a palavra Dove em inglês significa pomba, relembrando o símbolo da paz. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Unilever desenvolveu um sabonete com textura suave e delicada para fazer a limpeza dos ferimentos dos soldados que retornavam da Guerra.
Fazendo-se cumprir seu papel, a Unilever deu continuidade ao desenvolvimento do sabonete aprimorando a fórmula com enfoque diferenciado, passando a compor o segmento de produtos para beleza, com enfoque na hidratação e suavidade da pele.
No Brasil, em