Estudo de caso - cirque du soleil
Prof. Antônio Carlos Amaral Cornélio
Estudo de Caso
CIRQUE DU SOLEIL - (Revista HSM Management Ed. 52 – set - out 2005) Valor 70 pts.
Grupo ADME1E:
Carolina Silveira
Felipe Novaes
Fernanda Versiani
Fernando Steiner
1. Descreva o Mix de Marketing do mercado circense, com todas as variáveis que o grupo possa apresentar. – (20 pontos)
Preço: No mercado circense tradicional o preço muitas vezes é baixo, com certa atratividade para o consumidor e muitas vezes contam com o subsidio do Governo. Muitas vezes o circo tradicional oferece promoções e ingressos a custo zero para atrair a entrada de público, apostando no ganho financeiro com a venda interna de produtos, souvenires e merchandising.
Praça: Totalmente itinerante, a Praça do mercado circense está em constante mudança, pois na verdade quem se movimenta é a “empresa” - o circo - e não o cliente espectador. Geralmente se instalam em locais coerentes com a classe social dos freqüentadores.
Produto: O produto oferecido no mercado circense só se diferencia de um para o outro pela qualidade de treinamento e investimento feito nos mesmos. Palhaços, Malabaristas, Domadores, Trapezistas, sempre com a mesma formatação. Com a aparência padrão caracterizada em três picadeiros sob a lona tradicional, não se preocupa com sonorização, iluminação e efeitos especiais.
Promoção: A forma de abordagem dos circos tradicionais é voltada mais para o seu público local, sendo feita em jornais, carros de som, distribuição de ingressos em semáforos e através de pequenas alianças econômicas com comércio local.
2. Descreva o Mix de Marketing do Cirque Du Soleil, com todas as variáveis que o grupo possa apresentar. – (20 pontos)
Preço: O Cirque Du Soleil inova em toda a sua cadeia de valor, gerenciando de maneira eficiente e eficaz todas suas atividades, buscando inclusive