ESTRATEGIA EMPRESARIAL
Título: “Inovação a chave do sucesso”
Disciplina: Estratégia de Empresas
Introdução
Estudo que visa a análise contextual empresarial utilizando o caso do Cirque du Soleil, empreendimento do mercado do entretenimento que apostando na Inovação se tornou referência no mercado circense mundial.
Para analisar o caso do Cirque du Soleil, usaremos como referência a teoria de Michael Porter, que descreve que as forças competitivas, estratégias competitivas e cadeia de valor como sendo parte de um processo analítico para formação das estratégias,sendo justamente esse processo analítico que será abordado no decorrer desse estudo.
Abordaremos nesse estudo, através da análise e compreensão das cinco forças competitivas, estratégias competitivas e cadeia de valor como o Cirque du Soleil através da inovação se posicionou com relação ao seu desempenho diante dos seus concorrentes.
Segundo o Guia Valor Econômico de inovação nas empresas, “inovar é ter uma idéia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. A inovação faz parte da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor” (LIPPI; SIMANTOB, 2003) - texto se enquadra ao caso do Cirque du Soleil.
Cinco forças competitivas
O modelo das cinco forças competitivas foi desenvolvido por Michael Porter na década de 70, esse modelo descreve como as empresas devem se posicionar e definir suas estratégias, através do mapeamento do mercado e análise das cinco forças competitivas.
As cinco forças competitivas visam avaliar o determinante fundamental da rentabilidade de uma empresa que é a atratividade da indústria, dentre as quais uma das forças é interna (dentro do próprio setor), sendo as demais forças externas.
Com o mapeamento do mercado, o empreendimento Cirque du Soleil focado no cliente, identificou um nicho de mercado específico e inovou seus “produtos” com espetáculos inovadores.
Com a análise das