Analise quadrimestre produção
No primeiro quadrimestre os esforços foram direcionados em manter a capacidade fabril em 900 unidades/mês, por meio de reinvestimento em máquinas e equipamentos, e assim, atender a demanda solicitada. Após o prejuízo financeiro no primeiro mês por causa do aumento considerável no estoque de notebook e preço de venda do desktop abaixo do custo de produção, a produção total dos computadores sofreu uma desaceleração para reduzir o excesso de produção (fig. 1).
Mesmo com a redução no número de unidades produzidas aumentamos em quase 20% o estoque de notebooks e também em 14 unidades de workstation (fig. 2). Somente com as decisões realizadas em abril conseguimos reduzir o estoque e obter um lucro considerável.
Análise do 2º Quadrimestre
Mudanças no setor como a escassez de matéria prima e também a sazonalidade, foram algumas das circunstâncias que levaram as decisões realizadas pela Diretoria, buscando a maximização dos lucros através dos controles de custo de produção. Em maio, por circunstâncias externas, obtivemos uma queda no lucro por causa do alto investimento e baixa produção. Contudo, nos períodos restantes recuperamos o volume máximo de produção e tendo êxito na venda de todos os três produtos, sem deixar qualquer unidade em estoque (fig. 3)
Após o encerramento das rodadas de decisões foi possível perceber uma redução no custo do estoque ao longo do jogo ocasionando inclusive vendas perdidas, oposto ao que ocorreu com a despesa de produção intensiva, que apresentou aumento por causa da crescente demanda do mercado (fig.