Estudante de Graduação
CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA – FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
FAMÍLIA E SAÚDE - 9° PERÍODO
PROFESSORA: MARYLIN SENA LEAL ACADÊMICA : ACXA THAMIRES SOARES AMORIM
ATIVIDADE AVALIATIVA
Considerando os textos vistos na disciplina, aponte os temas que fazem interface com Família e Saúde e discorra sobre os mesmos à luz dos autores estudados, evidenciando a importância dos diversos temas para a intervenção do profissional de Psicologia nos diferentes campos de atuação.
Em virtude da nova proposta de saúde implantada no Brasil pela Constituição federal, o SUS - Sistema Único de Saúde, com o objetivo de reorganização do modelo de atenção à saúde, com base na perspectiva da atenção básica, integrando a assistência curativa com a prevenção e a promoção de saúde, são implementados o PAC e o PSF aproximando a comunidade a essa nova forma de ação básica na saúde do país, passando da temática do modelo curativo para o modelo preventivo.
Surge então o psicólogo na ESF para desenvolver o papel de proporcionar um retorno à base das relações afetivas e constitutivas do sujeito, em que a desinformação e a desorientação podem representar dois grandes pilares na fragmentação afetiva entre os membros e importantes pontos de origem de patologias. Ou seja, é necessário que haja uma intervenção que proporcione o cuidado na direção em que o usuário seja atencionado de forma que a sua subjetividade aconteça, e seus direitos sejam respeitados de forma integral, constituindo-se como agente no processo de restabelecimento da doença, assim como também no seio das relações interfamiliares. Essa intervenção é feita com a atenção psicológica proporcionando a prevenção contra os fatores que colaboram para o processo de adoecimento do grupo e/ou do indivíduo.
A Psicologia, com profissão regulamentada no Brasil desde 1962, surge com propostas de ações preventivas, sendo co-participativa na reintegração da