Estudante de Graduação
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ENSAIO TEÓRICO CRÍTICO
TAYANE CARVALHO PERNÉ
PLANO DIRETOR: UM INSTRUMENTO PARA A REINSERÇÃO DE MONUMENTOS HISTÓRICOS NO BRASIL
GOIÂNIA
2012
TAYANE CARVALHO PERNÉ
PLANO DIRETOR: UM INSTRUMENTO PARA A REINSERÇÃO DE MONUMENTOS HISTÓRICOS NO BRASIL
Artigo executado para a disciplina de Ensaio Teórico Crítico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, inclusa na grade do Curso de Arquitetura e Urbanismo para avaliação de conteúdo histórico-filosófico e teórico.
Orientador: Prof. Doutor Wilton Medeiros
GOIÂNIA
2012
Resumo
Este artigo apresentará argumentos significativos para a concepção de uma metodologia quanto à inserção de monumentos históricos utilizando como instrumento o plano diretor da cidade. Inicialmente, será ilustrada a problemática da cidade quanto a seu crescimento inconstante e a duvidosa participação da população neste desenvolvimento. Faz-se necessária, também, a apresentação de um breve histórico do Planejamento no Brasil para que, então, possa ser abordada e compreendida a argumentação para se implementar a cooperação da sociedade no desenvolvimento tanto de criação quanto de requalificação de espaços em sua cidade.
Palavras-chave: Plano Diretor. Requalificação. Planejamento.
1. Introdução
A ocupação urbana no Brasil se intensificou em meados do século XX, e foi um fenômeno muito acelerado. Influenciado pela Revolução Industrial, o país em cerca de 50 anos deixou de ser rural e passou a ter a maioria da população em suas cidades. Atualmente, mais de 80% da sociedade brasileira vive em área urbana.
Em consequência a esse processo de urbanização acelerado e sem planejamento, a desigualdade social é gigantesca e preocupante. Entretanto, ocorreram algumas intervenções pontuais principalmente no final da década de 80, em virtude do momento histórico favorável que o país se encontrava. O final da ditadura militar incentivou a luta social