Estudante de graduação
a) O que pode estar acontecendo em cada caso?
b) Qual o passo a passo das tuas atitudes diante de cada caso?
CASO 1: Você está na lanchonete e ouve vozes altas na mesa ao lado. Um homem está com as mãos no pescoço e não consegue falar ou emitir sons. Ele parece muito assustado. Diversas pessoas estão gritando ao lado dele, mas não sabem o que fazer.
O homem provavelmente está com as vias aéreas obstruídas, e o fato de não conseguir falar é um indicativo de caso grave e que exige uma ação rápida. Eu perguntaria ao individuo se ele havia se engasgado, e caso a resposta fosse afirmativa, me deslocaria até as costas da pessoa, passaria meus braço em torno de seu tronco, posicionando as mãos acima do umbigo e abaixo do esterno, com a mão mais próxima do corpo com o punho fechado e aplicaria compressões até que o objeto que estava obstruindo a via aérea saia, ou até se tornar responsiva, falar ou tossir. Em último caso ligaria para a emergência.
CASO 2: Um colega está agachado em frente a uma prateleira baixa, procurando um equipamento. Ele fica em pé subitamente, pega algumas caixas e então cai no chão. Ao chegar perto dele você percebe que seus olhos estão fechados e que ele não está se movendo. Quando você tenta conversar com ele, ele abre os olhos, começa a se movimentar e diz: “Está tudo bem”.
Esse indivíduo provavelmente tenha desmaiado, num caso como este me certificaria que o local é seguro, então o ajudaria a deitar numa superfície plana, no chão e peço para que fique nesta posição e no local até que a tontura passe completamente. Em caso de a tontura persistir, elevaria as pernas do indivíduo um pouco acima da altura do coração. Como houve queda, procuraria por ferimentos. Após a tontura passar, orientaria ao meu colega para que sentasse e ficasse assim por mais um