046012670922

1275 palavras 6 páginas
Capítulo 01
CONHEÇA OS CONCEITOS

1. Os administradores financeiros procuram maximizar a riqueza ou o preço da ação da empresa. Seu objetivo secundário é maximizar o lucro por ação.

2. Esforçando se para otimizar seus lucros, uma empresa pode negligenciar o risco, ou seja, as decisões de investimento baseadas em lucros elevados podem causar o desaparecimento do lucro ou fazê lo oscilar excessivamente; isso pode levar à insolvência da empresa ou a uma grande dose de incerteza, ou ainda a uma queda no preço de suas ações.

3. Os investidores procuram os maiores retornos possíveis com o menor risco possível. Os credores querem que a empresa mantenha uma estrutura financeira sólida e que seus planos assegurem o pagamento de juros e o retorno do capital, sem que ela corra riscos desnecessários que possam levá la à insolvência.

4. As empresas devem tentar minimizar os riscos ambientais, como a poluição do ar e da água. Ao comprar equipamentos poluentes, uma empresa aloca recursos para equipamentos improdutivos e não lucrativos. Procedendo assim, pode não obter os maiores retornos possíveis, mas melhorará a sua imagem.

5. Os fatores microeconômicos relacionados à empresa são, principalmente, a oferta, a demanda e os preços. Os fatores macroeconômicos são de natureza externa incluem o ciclo dos negócios, a taxa de inflação, as tendências na área financeira e as mudanças na taxa de câmbio. A previsão e sincronização corretas desses macrofatores são fundamentais.

6. Atuando como agentes dos acionistas, os administradores podem adotar abordagens conservadoras para evitar grandes erros. Podem também ser forçados a conciliar os diferentes objetivos de credores e acionistas. Na tentativa de satisfazer às restrições impostas pelos credores à empresa, os agentes muitas vezes não conseguem devotar tempo e esforços suficientes para atingir a maximização da riqueza da empresa. Talvez não desejem assumir os riscos adicionais de certos projetos, mesmo que tais

Relacionados