Estrutura de uma Agência
Uma agência de propaganda se estrutura essencialmente para fazer funcionar bem as três principais etapas do serviço que presta:
O Atendimento (planejamento) realiza as tarefas de: assistência ao cliente; estudo das características do produto ou serviço desse cliente e o mercado em que ele opera; compreensão dos seus problemas; planejamento das estratégias que objetivam solucionar esses problemas de comunicação e marketing; planejamento do investimento do budget (verba de campanha); elaboração do briefing para a criação; aprovação da campanha na agência e junto ao cliente.
A Criação é o departamento em que acontece a geração das idéias. A Criação conceitua a campanha seguindo o briefing fornecido pelo atendimento e produz o layout das peças impressas; identidades visuais e embalagens; roteiros de comerciais; textos de spot; e todas as muitas formas de comunicação aplicadas às diversas mídias e outras peças publicitárias.
A Mídia cuida da seleção dos veículos de comunicação mais adequados para atingir o público-alvo; negocia com os veículos os custos de inserção e compra esses espaços representando os interesses do cliente; define a quantidade e período da ação da campanha.
Em agências de médio e grande porte, existem também áreas: pesquisa, produção gráfica e eletrônica (som e imagem); tráfego e até outras ferramentas de comunicação como relações públicas; promoção; merchandising; web design; dentre outras. Cada área da agência pode estar constituída de uma ou até de muitas dezenas de pessoas, dependendo do tamanho e estrutura da empresa. Como a agência funciona
As agências, pequenas ou grandes, vivem em um ritmo frenético em função da velocidade em que as coisas acontecem no mercado. Além das variáveis do mercado financeiro, existe a competitividade entre as marcas e a necessidade de manter-se presente na mídia para garantir a lembrança do consumidor na hora da compra.
Se você ainda não definiu em que