A estrutura básica de uma agência de publicidade
Prof. Silvio Ronney Curso de Comunicação Social Disciplina: RTVC
A estrutura básica de uma agência de Publicidade
Uma agência de propaganda se estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho que presta: o atendimento/planejamento, a criação e a mídia. Por Atendimento/Planejamento compreendem-se as tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, oportunidades e planejamento dos trabalhos e tarefas a serem realizados para a solução desses problemas e/ou aproveitamento das oportunidades de comunicação dos clientes.
Diretor de Atendimento – Planejamento; Análise de Pesquisa; gerenciamento do departamento; principal responsável pela(s) conta(s). Supervisor de Atendimento – Atendimento ao Cliente; Planejamento e Elaboração de Briefing. Contato – suporte de atendimento e briefing de manutenção de campanha. (É aqui que se começa a carreira de Atendimento)
A Criação é a fase da geração das idéias, dos temas, dos slogans, das expressões, dos textos, das ilustrações, dos anúncios, dos filmes, dos sons e de todas as muitas formas de comunicação a serem combinadas e empregadas na transmissão das melhores mensagens publicitárias para cada caso de cada cliente.
Diretor de Criação - É quem coordena as duplas de criação. Aprova ou não a idéia, sugere caminhos, cria as principais campanhas. O Diretor de Criação é invariavelmente um criativo (redator ou diretor de arte). Em grandes agências, o Diretor de Criação recebe o apoio de um Supervisor de Criação, que em geral, forma uma dupla com o Diretor de Criação.
Redator - Tudo que é texto fica a cargo desse profissional. É ele que também elabora o préroteiro de filmes comerciais e institucionais, bem como textos para spot; idéias embrionárias para jingles; etc. Muitas vezes é ele quem redige os racionais de campanha e a Estratégia de Comunicação. Em agências menores, fica sob sua responsabilidade a revisão dos textos.