Estudo de Texto - A estrutura de uma agência
O Estudo de Texto envolve seis1 pontos2. São eles: A Análise Textual – onde se realiza o enquadramento literário da obra; A Análise Temática – Define as ideias centrais do autor, sua mensagem direta ao leitor; A Análise Interpretativa – avaliação do contexto das ideias centrais e adjacentes, buscadas nas entrelinhas; A Problematização – onde o texto é colocado em prática, reflexão pessoal ou do grupo, usando das situações conflitantes do tema; a Síntese – um resumo dos pontos abordados no estudo, sintetizando as ideias, o raciocínio e reelaborando a mensagem gerada na problemática; e O Mapa Conceitual – um diagrama ou organograma do funcionamento das ideias do autor.
O desenvolvimento deste, é, portanto, um Estudo do Texto “Estrutura de uma agência”, de Antônio Lino Pinto.
1 – Entretanto, a pedido do Professor, apenas os cinco primeiros pontos são abordados.
2 – Os seis pontos – e suas respectivas definições – foram definidos por
SEVERINO, Antônio. Metodologia do Trabalho Científico, Cortez Editora, 1980, 5ª Edição.
Desenvolvimento
Estudo de Texto
1. Análise Textual
Estrutura de uma agência, texto de parâmetros técnicos; é o nono capítulo do livro “Abri minha agência, e agora?”, de Antônio Lino Pinto. Aborda os assuntos referentes à estrutura e funcionamento de uma agência de publicidade, utilizando de uma linguagem de fácil entendimento, vocabulário simples e próprio do meio, isto é, comum ao público alvo.
Antônio Lino Pinto, autor de títulos sobre a gestão e funcionamento de agências, como “Pequenas Agências, Grandes Resultados” (2011) e “Abri minha agência, e agora?” (2012), é ex-sócio da agência de publicidade Talent, uma das maiores agências do Brasil; e é administrador, especializado em finanças e contabilidade. Hoje se dedica à sua nova empresa de contabilidade e consultoria financeira, Viramundo Serviços de Contabilidade. Antônio ainda atua no mercado publicitário sendo