Estratégias
A visão é o estado futuro, desejado, projetado e alinhado com as aspirações de uma empresa e é algo que esta deve definir e redigir, depois de saber até onde pretende ir.
A missão é um ponto de partida para a definição de objetivos e fins estratégicos gerais, deve ser formalmente expressa, servindo de guia e orientação para os colaboradores e clientes. Esta deve ser, objetiva, clara e inspiradora.
No plano estratégico existem alguns componentes que devem fazer parte deste estudo, tais como: A missão organizacional, a análise da situação, a estratégia organizacional e o plano de gestão de negócios da organização.
No plano de negócios, os objetivos devem incidir na avaliação do potencial de melhoria nas operações logísticas, implementação de sistemas de melhoria continua, análise de alternativas, avaliação dos projetos e apoio à tomada de decisão.
A avaliação interna e externa, é também uma parte importante na elaboração do plano de negócios, pois esta avalia os recursos disponíveis na empresa, todos os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades de negócio e as ameaças do mercado concorrencial e de clientes. Um bom plano estratégico, tático e operacional, contribui para que a empresa não se atropele no seu percurso.
JÚLIA PINHEIRO – Logística - TROFA