Estrategia
Nas últimas décadas, o crescimento da dimensão das organizações, o incremento da complexidade estrutural, ambiental, e as mudanças repentinas da competição global têm acentuado o papel da melhoria do desempenho como um requisito estratégico e competitivo em muitas organizações. Isto tem exigido das organizações uma maior capacidade de formular e implementar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir os seus objetivos tanto de curto como de médio e longo prazo.
O ambiente em que as organizações competem é dinâmico e as rápidas mudanças requerem constantemente estratégias e operações de mudança que possam refletir estas circunstancias. Tais mudanças têm exigido uma redefinição das estratégias adoptadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação. A estratégia deve ser algo consistente e sustentável, definida como o conjunto de ações e decisões da empresa, que visam de uma forma racionalizada, proporcionar aos clientes mais valor do que o oferecido pela concorrência.
Toda e qualquer empresa, seja qual for o porte e ramo de negócio, adota estratégias para atingir seus objetivos, visando direcionar e coordenar esforços, definir a organização e sobreviver em ambientes hostis. Num sentido mais amplo, a estratégia empresarial, apresenta-se como um conjunto de orientações seguidas por uma empresa ou empreendimento, visando à melhoria de sua posição (frente às forças competitivas), através da seleção de linhas de negócio, alocação de recursos entre essas linhas e a criação de ações integradas entre as várias unidades da empresa. As estratégias de uma empresa podem ser produto de um processo consciente e planejado, ou estarem colocadas de forma implícita, mas internalizadas na cultura da empresa e de seus dirigentes.
Neste contexto, este trabalho tem como proposta estudar a definição e o modelo de estratégias adotadas por algumas empresas.
2. Objetivos
Oferecer uma visão