Estratégia
Segundo Oliveira (2009), a estratégia é importante para empresa, pois define qual o caminho, e as ações que a empresa deve seguir para alcançar os objetivos e a meta traçada cabe ao administrador identificar quais as melhores estratégias para sua empresa e qual o melhor momento de usá-la.
De acordo com Barney e Hesterly (2007, p. 10), a estratégia é uma teoria de como a empresa vai obter vantagem competitiva. Os autores definem que a empresa possui vantagem competitiva quando: “é capaz de gerar maior valor econômico do que as empresas rivais.” A intenção da administração estratégica é possibilitar a empresa escolher e executar a estratégia adequada para adquirir a vantagem competitiva que pode ser percebida no valor econômico criado pela empresa comparado com o das empresas rivais.
Para Mintzbert et al (2006, p.36), a estratégia competitiva representa escolher antecipadamente um conjunto de ações e metas diferente dos concorrentes, para entregar um conjunto de valores e resultado único, de forma que surpreenda e satisfaça as expectativas dos clientes. A estratégia definida pela empresa busca dar vantagem competitiva a mesma, para que tenha um desempenho melhor que seus concorrentes na mesma atividade.
Porter (1999) descreve que as empresas precisam responder com velocidade as transformações competitivas do mercado, pois as empresas rivais conseguem reproduzir com rapidez a posição de mercado de seus concorrentes, tornando a vantagem competitiva provisória, com isso precisam criar maior valor aos seus clientes ou manter o mesmo valor a um custo menor, ainda de acordo com o autor a estratégia pode ser definida como. “criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades” (PORTER1999, pag. 45).
Para criar valor e ter um desenvolvimento melhor que o dos concorrentes, Porter (2004), estabelece três estratégias genéricas para as empresas se posicionarem num cenário competitivo de forma simples: Liderança no custo,