Estratégias de leitura
1 INTRODUÇÃO
Aprender uma língua diferente de nossa língua nativa com certeza é um imenso desafio. O desafio encontra-se nas regras gramaticais, na pronuncia, na composição das frases, entre tantos outros detalhes. O desafio maior encontra-se em compreender o texto. A pesquisa Inaf do IPM - Instituto Paulo Montenegro - evidencia a situação precária do ensino no país. 68% [dos brasileiros] são considerados analfabetos funcionais, e 7% de analfabetos absolutos; isto significa que 75% dos brasileiros não conseguem ler e interpretar textos. Imagine então em uma língua estrangeira. Abordaremos aqui dicas para a leitura e compreensão do texto da língua estrangeira de maior abrangência do mundo atual, a língua inglesa.
2 DESENVOLVIMENTO
Para realizar uma boa leitura, e principalmente a compreensão do texto, existem algumas dicas que podemos seguir para compreensão mesmo que não se domine a língua inglesa. Entender como o texto está organizado, como se associam as palavras gramaticalmente é importante, e para isso com certeza é necessário algum conhecimento prévio, como das conjunções verbais, tempos verbais e saber identificar o sujeito da frase. Para isso podemos utilizar vários modos de leitura e algumas outras dicas.
Principais modos de leitura em inglês:
Skimming: é uma rápida olhada no texto para colocar-se a par do assunto.
Sccaning: uma passagem rápida pelo texto para encontrar informação especifica.
Extensive Reading: textos mais longos. É feito pelo prazer de ler;
Intensive Reading: leitura minuciosa de textos menores para obter detalhes.
Entre estes, os modos de leitura mais utilizados são o skimming e o sccaning. A autora Paula Perin dos Santos descreve essa duas técnicas da seguinte forma:
“Enquanto no skimming o leitor leva tudo em conta para a compreensão do texto, no scanning rejeitam-se os elementos periféricos para se ater à seleção de