Estrategia de leitura
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Disciplina: Língua Portuguesa - CS I
Professora: Najara Ferrari Pinheiro
Nomes: Ana Paula Oliboni
Anderson Bertin da Silva
Luciane Huf Correa
Taican Boeira
Caxias Do Sul, 31 de março de 2011
INDICE
1.0 Introdução
2.0 Analfabetismo funcional
3.0 Estrategias de leitura
3.1 Estratégias de Pré leitura
3.2 Estratégias durante a leitura
3.3 Estratégias de pós leitura
4.0 Como aprender as estratégias de leitura.
5.0 Conclusão
1.0 Introdução
A Língua Portuguesa trabalha com três etapas diferentes: Gramática, Redação e Leitura (compreensão e interpretação de textos) para preparar os jovens para o macabro vestibular.
Mas como ajudar alguém a se expressar, se não houver o que expressar? Como ter o que expressar, se é tão difícil compreender o mundo que nos cerca; se é tão difícil compreender o jornal a que assistimos, o manual do aparelho eletrodoméstico, as leis de trânsito, o livro que a professora nos indicou para ler? Diante disto surge a preocupação com a leitura. A leitura não é como muitos acreditam apenas um processo de decodificação de letras , silabas, palavras e frases.
A leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita e para que possamos compreender o que lemos é necessário desenvolver algumas habilidades.
Neste trabalho vamos explicar algumas técnicas ou métodos que podem ser usados para facilitar a compreensão em leitura, as estratégias de leitura.
2.0 Analfabetismo funcional
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa ler, não se trata simplesmente de extrair informações da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra, isto chama-se analfabetismo funcional.
Ler trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser construídos antes da leitura propriamente dita. a decodificação é apenas um dos procedimentos que utilizamos quando lemos: A sociedade urgente