Estratégias de Leitura
Introdução aos Estudos Universitários I – UGF 100
UNIDADE II:
O desafio da modernidade
TEXTO 05:
Estratégias de leitura
AUTOR:
Marta Lyrio da Cunha
Aula 06
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Mas como se tornar um leitor competente?
Toda leitura é guiada por nossos objetivos e finalidades que desejamos atingir. Lemos para obter uma informação, para aprender, seguir uma instrução, revisar um texto, para fazer alguma apresentação oral ou apenas por prazer. Para cada um destes objetivos corresponde um procedimento de leitura diferenciado. Na leitura, com a finalidade de compreender ou redigir um trabalho acadêmico, é necessário identificar as informações relevantes e analisar sua fundamentação. Severino (2002) apresenta os procedimentos da Leitura Analítica que consiste na leitura ativa, onde o leitor delimita o assunto e busca a compreensão, ou seja, aquela que não é considerada mecânica, mas acompanhada do estabelecimento de relações e associações.
Os processos básicos da leitura analítica abrangem:
Análise textual primeiro contato com o material de forma sensorial, com o objetivo de traçar uma visão de conjunto, ou seja, panorâmica, facilitando a compreensão geral. Possibilita ao leitor estabelecer as primeiras hipóteses sobre a leitura. Deve ser acompanhada de um levantamento histórico para a percepção do cenário e do contexto da obra, assim como da busca de novas informações (dicionário, internet ou artigos). Nesse momento é importante a elaboração de um mapa conceitual ou esquema para facilitar a compreensão e aprendizagem do texto.
Análise temática tem como objetivo a compreensão ampla e global do conteúdo, buscando compreender o assunto com mais profundidade, a partir da identificação do tema, problema, tese, raciocínio e idéias secundárias. Para isso, indica-se a elaboração de perguntas que facilitem a análise do tema abordado.
Análise interpretativa essa é a etapa da interpretação, ou seja,