Efeito estuf
Pertencente à família Poaceae, o gênero Oryza detém 7 espécies:Oryza barthii, Oryza glaberrina, Oryza latifolia, Oryza longistaminata,Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa. E todas essas espécies são popularmente conhecidas como arroz. Este grão cereal é o terceiro mais produzido em todo o mundo, só perde para o milho e para o trigo.
O Japão foi o primeiro país a cultivar o arroz, isso há mais de sete mil anos, pelo menos. Mesmo assim o Japão não é, atualmente, o maior produtor, ao contrário. Segundo o IBGE em 2005, numa escala com 10 países o Japão é o ultimo em produção com apenas 10 mil toneladas por ano. Neste mesmo senso quem ocupa a primeira posição é a China com 185 mil toneladas por ano, pelo menos 18 vezes mais que o Japão, e o Brasil ocupa o nono lugar, produzindo cerca de 13mil toneladas por ano.
O segredo do sucesso no cultivo do arroz é oferecer água em abundância (não estática) para este tipo de cultura e manter os parâmetros da temperatura adequada.
O arroz é um forte ingrediente da cultura oriental. Na Ásia é comum que mães mastiguem o arroz e depois ofereçam a seus filhos recém-nascidos como rito de boas-vindas. Já no Vietnã é tradição que camponeses sejam enterrados nos campos de arrozais e durante a celebração acontece muita festa, danças e muitos cânticos e ainda há uma distribuição intensa de arroz. E o tradicional ritual de salpicar grãos de arroz em recém-casados que significa que todos desejam fartura e abundância na vida do casal começou no Japão antigo e hoje é seguido por todo o mundo.
Existe um processo denominado parboilização pelo qual o arroz passa, algumas vezes, no intuito de oferecer ao consumidor final um tipo de arroz diferente. Esse processo consiste em pré-cozer os grãos ainda com a casca em água potável, a uma temperatura de 58°C, aproximadamente. Com este procedimento os nutrientes do pericarpo são transferidos para a cariopse do grão, tornando-o bem mais naturalmente nutritivo, levando-se em conta que