Efeito estuf
Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É essencial, pois este é responsável por manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
O efeito estufa ocorre quando os raios provenientes do Sol, ao ser emitido a Terra segue dois caminhos, parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja, cerca de 40% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 60% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra possui: os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Porem a emissão desses gases na última década tem aumentando de forma incontrolável, esse excesso de gases na camada está fazendo com que parte desses raios não consiga voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global, por isso, o nome estufa é usado para descrevê-lo.
Eles são gerados principalmente pela derrubada de florestas e queimadas das mesmas, sendo que elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível das chuvas em diversas regiões, como parte das florestas tem desaparecido, a temperatura já não esta mais sendo regulada. Outro fator é o lançamento incontrolável de gases poluentes na atmosfera, feitos basicamente pelas fabricas, indústrias e veículos automotores.
Os gases mais agravantes do efeito estufa são: dióxido de carbono (CO2); óxido nitroso (N2O); metano (CH4) e o cloro-flúor-carboneto (CFC). E esses recebem o nome de gases estufas. Existe um ranking dos países que mais emitem esses tipos de gases e o Brasil se