E-commerce
Clóvis Ribeiro
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
E-COMMERCE
MARINGÁ
2012
Clóvis Ribeiro
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
E-COMMERCE
Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da disciplina de Canais de Distribuição ministrada pela Prof.ª. Julimari Bonvechio.
MARINGÁ
2012
SUMÁRIO
1. Introdução 3 2. O que é o comércio eletrônico 3 3. Segurança nas negociações online 7 4. Modelo de negócios virtuais 12 5. B2W – COMPANHIA GLOBAL DE VAREJO 23 6. Conclusão 26 7. Referências 27
Introdução
O comércio é quase tão antigo quanto à humanidade, a partir do momento em que surge a necessidade de algo que não se tem e alguém tem produção excedente, se estabelecem as primeiras relações comerciais.
A necessidade humana é quase infinita e em um momento que uma grande parcela da população vive do consumo desenfreado, estar presente no maior número possível de pontos de venda é o sonho de todo comerciante.
O e-commerce ou comércio eletrônico é o futuro do varejo e das operações comerciais entre corporações e negociação entre pessoas. A abrangência das ferramentas de comércio online proporcionou alcance a mercados e consumidores antes inatingíveis.
O que é o comércio eletrônico
O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. O comércio eletrônico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.
Comercializar algo nada mais é que a troca de mercadorias ou serviços por moedas ou outras mercadorias e serviços. Desta forma, o que acontece com o comércio eletrônico é comercializar algo através de meios eletrônicos e isso já é feito há muito tempo. A rede financeira nos anos de 1970