Plainar
MATÉRIA:
PROCESSOS DE USINAGEM
Ilhéus, 15 de maio de 2014
PLAINA
TRABALHO DE EQUIPAMENTOS E PROCESSOS DE USINAGEM
DEFINIÇÃO
Aplainamento é uma operação de usinagem feita com máquinas chamadas plainas e que consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento são realizadas com o emprego de ferramentas que têm apenas uma aresta cortante que retira o cavaco com movimento linear.
Superfícies Usinadas
O aplainamento é uma operação de desbaste. E dependendo do tipo de peça que está sendo fabricada, pode ser necessário o uso de outras máquinas para a realização posterior de operações de acabamento que dão maior exatidão às medidas.
O aplainamento apresenta grandes vantagens na usinagem de réguas, bases, guias e barramentos de máquinas, a passada da ferramenta é capaz de retirar material em toda a superfície da peça.
Nas operações de aplainamento, o corte é feito em um único sentido. O curso de retorno da ferramenta é um tempo perdido. Assim, esse processo é mais lento do que o fresamento, por exemplo, que corta continuamente.
Por outro lado, o aplainamento usa ferramentas de corte com uma aresta cortante que é mais barata, mais fáceis de afiar e com montagem mais rápida. Isso significa que o aplainamento é em geral, mais econômico que outras operações de usinagem que usam ferramentas com mais de uma aresta de corte.
PARÂMETROS GEOMÉTRICOS
Principais movimentos:
A – Movimento de Corte: executado pela ferramenta de aplainar é divido entre curso útil e curso vazio, que juntos constituem o curso duplo.
B – Curso vazio: como o nome diz é a parte do curso que a ferramenta volta sem arrancar cavacos.
C – Movimento de Avanço: gera a espessura do cavaco. Semelhante ao movimento de profundidade no torneamento.
D – Movimento Lateral: Deslocamento da peça para aplainamento no sentido transversal.
PLAINAS
Plainas limadoras
A plaina limadora é uma maquina