Organização linha staff
Uma das características da teoria clássica foi à demasiada ênfase dada à estrutura, ou seja, à organização formal. Os autores clássicos restringiram-se aos aspectos formais da organização, como divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade, responsabilidade, coordenação etc. Os autores clássicos em termos normativos e prescritivos, em função dos interesses da organização e no sentido de alcançar a máxima eficiência. A organização formal e a determinação dos padrões de inter-relações entre os órgãos ou cargos, definidos logicamente por meio de normas, diretrizes e regulamentos da organização, para o alcance dos seus objetivos. Assim, a estrutura organizacional é um meio de que se serve a organização para atingir eficientemente seus objetivos. Racionalismo da Organização Formal.
As características mais importantes da organização formal é o racionalismo. O principio básico que dentro de limites toleráveis, seus membros se comportarão racionalmente, isto é, de acordo com as normas logicas de comportamento prescritas para cada um deles.
Organização Linear.
A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclética dos tempos medievais. Organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados.
Características da organização linear. * Autoridade linear ou única. A principal característica da organização linear é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrentes do principio da unidade de comando, típica das organizações militares. * Linhas formais de comunicação. As comunicações entre os órgãos ou cargos na organização são feitas unicamente através da linha existente do organograma. Todo órgão ou cargo superior possui dois terminais de comunicação: um orientador para cima e que o