Esfera da aplicação da organização linha staff
A organização linha-sfaff é a mais aplicada e utilizada forma de organização. Ela permite incorporar especialistas à organização a um custo razoável, quando seus serviços são indispensáveis.
APRECIAÇÃO CRÍTICA DOS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
Os tipos de organização propostos pela literatura neoclássica são meros desdobramentos dos formatos organizacionais clássicos. Carecem de flexibilidade. Sua rigidez fez com que por volta de década de 1970 fossem rapidamente remodelados face á mudança e instabilidade que se alojou nos mercados mundiais. Quando tudo lá fora muda, a necessidade de mudança interna se torna irremediável. Essa mudança estrutural foi até tentada a partir do modelo neoclássico. Mas foi um fracasso. Percebeu-se que os tipos neoclássicos de organização – por não poderem sofrer mudanças e adaptações – precisam ser rapidamente substituídos por outros modelos completamente diferentes. Foi o que aconteceu.
O apogeu da teoria Neoclássica ocorreu entre as décadas de 1960 e 1970. Nesse período, se o mundo dos negócios não era mais estável, previsível e conservador como no início do século XX, também não apresentava as características de mudanças e transformações de hoje. As soluções apresentadas pelos autores neoclássicos em termos de tipos de organização foram adequadas para a época quando ainda imperava a formalização. A organização dentro do tipo linha-staff tornou-se o formato estrutural típico das empresas do mundo todo e ainda hoje prevalece na maioria das organizações. As comissões – utilizadas como ferramentas provisórias para evitar a constante alteração da estrutura organizacional e mantê-la estável – são ainda utilizadas. Contudo, na atualidade, as comissões estão sendo substituídas por um conceito mais dinâmico e moderno: as equipes. As equipes multifuncionais ou multidisciplinares, autônomas ou semiautônomas – são utilizadas no mundo todo para proporcionar flexibilidade e agilidade ás