Teoria Neoclássica: Tipos de Organização
Ênfase na organização formal
Aspectos Formais da Organização
Divisão do Trabalho
Especialização
Hierarquia
Distribuição de autoridade e responsabilidade
Racionalismo
Divisão do Trabalho - Decomposição de um processo complexo em pequenas tarefas.
Começa a ser praticado de forma intensa com a Revolução Industrial, provocando uma mudança no conceito de produção (fabricação em série e mecanização). Iniciado ao nível dos operários com a Administração Científica alcançou diversos escalões mais elevados com a Teoria Clássica.
Padronização e simplificação das atividades Especialização e detalhamento das tarefas
Departamentalização: aproveitamento da mão-de-obra especializada
Especialização
Como consequência da divisão do trabalho, cada função se torna mais específica e repetitiva, exigindo menos experiência e conhecimento prévio, facilitando também a substituição dos funcionários.
Hierarquia
Em decorrência da diversificação funcional dentro de uma organização, surge a necessidade de um comando para direção e controle das atividades realizadas. Portanto, além de uma estrutura de funções, é preciso uma estrutura hierárquica cuja missão é dirigir as operações dos níveis subordinados. Assim, uma cadeia de níveis hierárquicos (cadeia escalar), forma, geralmente, uma pirâmide, tendo a direção (nível decisorial) no topo e os executores na base (nível operacional ou executório).
Distribuição da autoridade e da responsabilidade
A hierarquia da organização formal denota a distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os níveis da estrutura. A autoridade pode ser conceituada como a propriedade de uma pessoa de dar ordens e o poder de exigir obediência. Já a responsabilidade é a relação contratual pela qual o subordinado concorda em executar certos serviços.
Racionalismo da organização formal
Consiste em esperar, dentro de limites toleráveis, um comportamento racional dos