Tipos de Organizações
A organização formal compõe-se de camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas. Esses níveis são definidos e diferenciam o grau de autoridade delegada e o endereçamento das ordens, instruções e recompensas salariais. A organização formal compreende estrutura organizacional, diretrizes, normas e regulamentos da organização, rotinas e procedimentos, enfim, todos os aspectos que exprimem como a organização pretende que sejam as relações entre os órgãos, cargos e ocupantes, a fim de que seus objetivos sejam atingidos e seu equilíbrio interno seja mantido.
Em suma, a organização formal é a determinação dos padrões de inter-relações entre os órgãos ou cargos, definidos logicamente por meio das normas, diretrizes e regulamentos da organização, para o alcance dos seus objetivos. Assim, a estrutura organizacional é um meio de que se serve a organização para atingir eficientemente seus objetivos.
1. Racionalismo de Organização Formal:
A característica mais importante da organização formal é o racionalismo. A formulação de um conjunto lógico de cargos funcionais e hierárquicos está baseada no principio de que as pessoas vão funcionar efetivamente de acordo com sistema racional.
A racionalidade da estrutura organizacional: Apesar de todas as diferenças, os autores clássicos e neoclássicos definiram três tipos de organização: organização linear, organização funcional e organização linha-staff. Cada um dos tipos tradicionais da organização tem sua racionalidade.
2. Organização Linear:
Tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais.
O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Tem seu formato piramidal. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das