Tipos de Organizações
CENÁRIO E PERSPECTIVAS PARA A MELHORIA DO ENSINO PÚBLICO
Cláudio Benedito Gomide de SOUZA1
Dora Isabel Paiva da COSTA2
Silvio Henrique FISCARELLI3
RESUMO: Pensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Assim, se existem mudanças sociais e culturais elas devem ter seu contraponto dentro da sala de aula considerando a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade da educação. Políticas públicas. Ensino público.
Introdução
Pensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Neste contexto, é importante salientar que a prática em sala de aula hoje não pode ser pensada sem considerar a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. Assim, se existe uma crise da educação, ela não pode ser resolvida somente dentro da sala de aula. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela.
Neste contexto, pesam sobre os processos educacionais formais uma infinidade de responsabilidades, pois quando o assunto é o progresso do país, a educação pode ser compreendida tanto como vilã quanto como salvadora. A ela é atribuída a responsabilidade pela preparação do futuro trabalhador, pela conquista da cidadania, e pelo atraso tecnológico.
Diante destas responsabilidades, parece-nos sensato pensar que