tipos de organizações
O modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério funcio¬nal, que tanto pode ser usado pelas organizações de grande como de pequeno porte. A partir de uma departamentalização funcional, a estrutura pode evoluir para outras formas mais complexas.
A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional - operações, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante. A Figura 10.1 apresenta as principais funções de qualquer organização e as unidades de trabalho correspondentes.
Em uma estrutura organizacional dividida segundo o critério funcional, há um ad¬ministrador principal que comanda o conjunto todo e, logo abaixo, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é responsável por uma função específica: produção, ven¬das, finanças e assim por diante. O critério funcional também é usado sucessivamente, dentro dos departamentos. Nessa divisão sucessiva, o trabalho é organizado de acordo
Figura 10.2
Critério funcional de organização.
Figura 10.1
Principais funções da organização e unidades de trabalho correspondentes.
com as operações principais dos departamentos de primeiro nível. A Figura 10.2 mostra o critério funcional aplicado à organização total e a cada um de seus departamentos.
1.1 Aplicações do modelo funcional
O modelo funcional de departamentalização pode ser aplicado a um grande nú¬mero de situações. Nas situações mais simples, o modelo funcional é apropriado para organizações que:
• Estão no começo de sua vida.
• São de pequeno porte.
• Manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço.
Nesses três casos, há um problema básico muito claro a ser resolvido: fabricar I vender um produto ou prestar um serviço a um tipo específico de clientes, que são poucos ou se distribuem num território limitado. O fornecimento do produto ou serviço é a missão. A missão é critério principal a