Orçamento
CONCEITOS GERAIS SOBRE ORÇAMENTO
Emmanoel Monteiro de Sousa Junior, Liege Maria Martins da Silva, Débora da Cunha Joffer Barbalho, Gracifram Valeria dos Santos e Mauricio José Alves Filho.
Planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar são as atividades básicas que envolvem a gestão das organizações. Enquanto tais, têm por objetivo conduzir – de forma sustentável, harmônica e continuada – o desenvolvimento dos processos da empresa, tendo como baliza seus objetivos e metas operacionais e financeiras, bem como o comportamento da sua concorrência. O caso é que o desempenho dessas rotinas de gestão organizacional está se tornando cada vez mais complexo, em decorrência das revoluções tecnológicas e sociais que vêm acontecendo nas últimas décadas, principalmente como reflexo da globalização. Esse é um fenômeno que, direta ou indiretamente, atinge todas as organizações empresariais.
Muitos são os fatores que influenciam as decisões estratégicas tomadas pelas cúpulas administrativas das empresas, entre os quais, certamente, o mercado é um dos mais importantes. É nesse contexto que se situa a globalização, enquanto um conjunto de transformações que se iniciou nos últimos anos do século passado que vem se acentuando neste início de século XXI, tanto na ordem política e econômica como tecnológica, nas relações entre as nações. Entretanto, o seu ponto central é a integração das economias locais – antes quase que somente nacionais ou regionais – em um único mercado de caráter mundial. Objetivando atingir um nível mais elevado de desenvolvimento, gradativamente os países têm quebrado as barreiras tarifárias por eles erguidas para proteger a produção interna da concorrência dos produtos estrangeiros, ao mesmo tempo em que se abrem ao comércio e ao capital internacional.
Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação, que se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente facilidade com que os povos têm