Abordagem neoclássica da administração
ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF
O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização. Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo e mais complexo. Atualmente, é o tipo de organização mais empregado.
Suas origens remontam à Antigüidade. Autores clássicos fazem referência ao exército do faraó egípcio Tutmés que, por volta de 1500 a.C., já possuía uma assessoria similar a um serviço de inteligência, com rudimentos de um sistema administrativo. Posteriormente as organizações militares evoluíram em tamanho e complexidade, provocando um sistema completo de assessoria aos órgãos de linha.
Com a depressão econômica, entre 1929 e 1932, propagou-se intensamente a utilização de agências de assessoria como um meio de resolver problemas empresariais a baixo custo. A ênfase colocada no planejamento e no controle, o crescimento acelerado das empresas, o avanço tecnológico, a crescente necessidade de especialização, o volume e complexidade das leis e regulamentações, condicionando e restringindo as atividades das empresas, vieram incrementar a utilização cada vez maior do tipo de organização linha-staff.
Na organização linha-staff existem órgãos de linha ( execução ) e de linha ( apoio e consultoria ) mantendo relações entre si.
DISTINÇÃO ENTRE LINHA E STAFF
Existem dois critérios para se distinguir quais são os órgãos de linha e os de staff.
Relacionamento com os objetivos da organização :
• As atividades de linha estão direta e intimamente ligadas aos objetivos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas a eles indiretamente • Atividades fins = atividades fundamentais ( linha ) • Atividades meio = atividades de complementares ( staff )
Quase sempre os