Estratégias de Atendimento
Elisa Tereza Acioli Lucena.
Curso de Pós Graduação Em Saúde Mental.
Maceió 20 de Setembro de 2014
I - Roteiro de Leitura, Registro e Contextualização dos Textos da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS
a) Olhar Teórico – utilizando os textos
Os principais fatores determinantes do aumento das condições crônicas são as mudanças demográficas, as mudanças nos padrões de consumo e nos estilos de vida, a urbanização acelerada e as estratégias mercadológicas.
A modificação dos padrões de consumo repercute nos comportamentos e nos estilos de vida. Padrões de consumo e de comportamentos não saudáveis vão se impondo e incrementando as condições crônicas. Dentre eles, destacam-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o sexo inseguro, a inatividade física, o excesso de peso, a alimentação inadequada e o estresse social.
As relações entre condições crônicas e pobreza estão bem estabelecidas e compõem um círculo vicioso. De um lado, a pobreza favorece o aparecimento das doenças crônicas; de outro, as condições crônicas aprofundam a pobreza.
b) Olhar Crítico com as Experiências de Vida
O texto aponta para uma reflexão sob a realidade cotidiana do profissional em saúde mental. Exemplifique com base na realidade dois aspectos que contextualiza o assunto do texto.
O conteúdo do texto está distante da prática de vocês ou não? PORQUÊ? II - Exercício para a avaliação, aprendizagem e socialização na turma: a)Como pensamos (planejamos) as estratégias de ação quando assumimos um trabalho no CAPS?
R- Pensamos na necessidade de cada grupo, a ser assistido/acompanhado. Pensar em um acolhimento dos pacientes que sofrem de transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia. Usar a estratégia de trabalhar com a comunidade, com os usuários, psicodiagnósticos, terapias