Estilo de decisão nas práticas de liderança das chefias intermédias
CAPÍTULO I
1. Introdução
2. Breves informações sobre Moçambique
3. Propósito do Estudo
4. Estrutura do Estudo
CAPITULO II
1. Aspectos doutrinários
2. Metodologia
3. Universo da amostra
4. Variáveis quantitativas
CAPITULO III
1. Resultados do Estudo
2. Aplicabilidade dos Resultados do Estudo
CAPÍTULO V Conclusão
CAPÍTULO I
1. Introdução
O presente trabalho foi elaborado no contexto da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Gestão Internacional e tem por objectivo a recolha, compilação, análise e interpretação de dados e informações que reflectem as tendências mais relevantes sobre os estilos de gestão prevalecentes a nível das chefias intermédias de diversas instituições públicas e privadas que exercem actividades em Moçambique.
Embora seja realizado numa vertente predominantemente académica o presente estudo resulta de um inquérito dirigido a profissionais, pelo que os dados obtidos constituem de alguma maneira uma amostra das tendências prevalecentes no país em matéria de estilos de gestão a nível de chefias intermédias.
O estudo abrangeu 78 gestores intermédio de graus académicos mestrado, licenciatura, bacharelato e secundário, de nacionalidades portuguesa e moçambicana, experiência profissional e idades diferentes e consistiu na aplicação do questionário sobre o modelo de gestão de eventos de Peterson & Smith.
O questionário aplicado descreve oito cenários organizacionais que ocorrem ao longo do quotidiano de um gestor em qualquer organização.
2. Breve informação sobre Moçambique
Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia, a noroeste pelo Malauí e Zâmbia, a oeste pelo Zimbábue, a leste pelo Canal de Moçambique e Oceano Índico, e a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia.
No Canal de Moçambique, tem fronteiras marítimas com as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental