Comportamento nas organizações
O RGANIZAÇÕES
O Comportamento nas Organizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho versa sobre o tema “As Pessoas no Comportamento das
Organizações”.
Procuramos fornecer uma base de conhecimento mínima bem como uma perspectiva subjectiva do nosso grupo de trabalho sobre a sua implicação nas nossas organizações.
Através da pesquisa e análise de literatura específica e de sítios ligados a este contexto tentamos compreender o papel das pessoas no interior das organizações e de que modo influenciam o comportamento destas.
Numa primeira fase do trabalho é efectuada uma breve descrição sobre o conceito e as competências organizacionais. Numa outra fase do trabalho vamos tentar expor o papel da motivação, da comunicação, dos conflitos e da liderança no seio das organizações, por fim será fornecida uma opinião subjectiva dos membros do nosso grupo.
O presente trabalho académico foi realizado no âmbito da frequência da unidade curricular de Comportamento Organizacional do Instituto Superior de Administração e
Gestão no ano lectivo de 2011/2012.
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
As organizações são um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, em grupo ou individualmente, mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo predeterminado.
Se não existir uma determinada estrutura e se não existirem objectivos comuns, então não estamos perante uma organização, mas simplesmente num conjunto de pessoas.
As pessoas deverão ser encaradas como parte integrante das organizações, como recursos importantes dotados de capacidade para desenvolver determinada tarefa.
1
O Comportamento nas Organizações
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Figura 1 – Pirâmide Organizacional
A organização é vista sob três níveis de decisão, o nível estratégico, o nível táctico e o nível operacional.
O nível estratégico é responsável pela manutenção do equilíbrio dinâmico da