Karl Marx
*Nasceu em Trier, Alemanha, no ano de 1818.
* Estudou direito e filosofia, pretendendo lecionar. Sua tentativa de ingressar no ensino universitário foi falha, o que o levou a se direcionar para o jornalismo, colaborando com várias revistas importantes.
*Suas concepções políticas adquiriram caráter polêmico, resultando em diversas expulsões. Percorreu a Europa por conta disso.
* Ao se tornar amigo de Engels, Marx entra no meio político e cria comitês operários que se fundem a um movimento revolucionário britânico denominado Liga dos Justos.
* Foi um dos principais dirigentes da Associação Internacional dos Trabalhadores.
* Morreu em Londres, Inglaterra, em 1883.
* A obra de Marx se originou na filosofia de Hegel, na economia política inglesa representada por David Ricardo e no socialismo francês. Essas são suas três bases influentes.
* Marx criou uma filosofia universal que inspirou os posteriores estados que adotaram o Socialismo, apontando os grandes problemas do capitalismo, exemplificados na oposição de interesses entre os proletários e os burgueses.
* A concepção marxista é extremamente relevante para avaliar as transformações sociais, por introduzir o conceito das classes sociais no processo histórico.
* Escreveu obras polêmicas e importantes. Dentre elas se destacam o Manifesto do Partido Comunista (1848) e O capital (1867-1894).
O Marxismo é uma crítica da economia política clássica.
*Marx contraria a visão otimista da divisão do trabalho defendida por Smith.
*Para Karl, há uma divisão social do trabalho e uma divisão manufatureira, sendo esta última responsável pela dominação do capital sobre o trabalho. Onde há concorrência entre produtores e consequente segmentação de etapas produtivas, existe rivalidade no quesito produtivo e valorativo.
* Ao se acentuar a divisão manufatureira, e introduzir maquinários cada vez mais potentes, os operários se limitam a ações repetitivas e monótonas. O agente