Siderurgia do titânio
TRABALHO DE PESQUISA
Siderurgia do Titânio
I - INTRODUÇÃO
Histórico:
Obtenção do Titânio
²O titânio foi descoberto em 1791, pelo reverendo inglês William Gregor (1761-1817) e sua denominação original faz referência aos titãs, os primeiros filhos da Terra, segundo a mitologia grega.
O titânio é o nono elemento mais abundante na Terra, é um elemento litófilo e apresenta forte afinidade por oxigênio. Apresenta brilho prateado é mais leve que o ferro e apresenta especial resistência à pressão e corrosão. É forte como o ferro, porém 45% mais leve. Por outro lado, é 60% mais pesado que o alumínio, mas duas vezes mais forte (resistente á deformação mecânica).
¹O titânio é normalmente obtido a partir do rutilo (TiO2), através do processo Kroll. Neste processo, o óxido é convertido, inicialmente, em TiCl4 (tetracloreto de titânio). Utiliza-se o magnésio, que tem maior afinidade pelo cloro do que o titânio, para reduzir este cloreto obtendo-se um produto poroso de titânio (esponja) e cloreto de magnésio. Este cloreto é decomposto eletroliticamente cloro e magnésio são colocados novamente no processo.
Os pedaços de esponjas são compactados, com ou sem adição de elemento de liga, para formar um eletrodo destinado para formar à refusão sob o vácuo. A refusão sob o vácuo é essencial para controlar a absorção de oxigênio e nitrogênio do ar, extremamente pernicioso para as propriedades do titânio e suas ligas. Dupla refusão sob vácuo pode ser empregada, quando refino e homogeneidades elevadas são requeridas.
²Atualmente a principal mina de minério de titânio, localiza-se na costa nordeste do Brasil, no litoral paraibano, imediatamente à sul da fronteira do Estado do Rio Grande do Norte, no local denominado Guaju, no município de Mataraca, a aproximadamente 125 km de João Pessoa. A operação sob controle da Millenium é responsável por 75% da