Especiarías
O comércio da pimenta era bastante ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido por mercadores muçulmanos para o Ocidente, onde era distribuída por genoveses e venezianos. Historicamente o seu valor chegava a ser tão alto que ela foi utilizada como moeda: conta-se que Alarico I, o Visigodo exigiu de Roma um resgaste de ouro, prata e pimenta. A busca por essa especiaria, utilizada e valorizada desde tempos imemoriais, foi uma das principais causas da expansão – e apogeu – do império português no Oriente. Um quintal de grãos de pimenta (60 kg) chegou a valer, à época, 52 gramas de ouro.
Noz-moscada é uma das especiarias obtidas do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma planta da família das Myristicaceae, de porte alto, atingindo cerca de 10 a 15 metros de altura, com várias ramas dispostas ao longo do tronco principal, a madeira é muito boa para confecção de móveis. O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó, podem produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização.1 2 Contém miristicina, um IMAO (inibidor da monoamina oxidase).
Até meados do século XIX a única fonte mundial de noz-moscada eram as pequenas ilhas Banda nasMolucas, Indonésia. Utilizada desde o tempo dos romanos, a noz-moscada era uma das mais valorizadasespeciarias na Idade Média, utilizada em noz e em macis como tempero e conservante em culinária e namedicina. Vendida por mercadores árabes à República de Veneza era distribuída na Europa a preços exorbitantes. Como os