ESPECIARIAS
2013
BRASÍLIA – DF
2013
INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendo aprender mais sobre o que são especiarias, para que servem, como é que elas chegavam, onde eram produzidas.
Algumas eram extremamente caras, no passado, em razão das pequenas produções e dos riscos corridos para trazê-las até aos centros consumidores, mas tal fato não impediu, desde tempos recuados, a disseminação do seu uso um pouco por todos. Naturalmente, hoje, desaparecidas que foram as razões do seu alto valor, têm preços acessíveis.
ESPECIARIAS
O QUE É?
As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
HISTÓRIA
Cada região do mundo possui suas próprias especiarias e se aproveita delas de formas distintas.
Na época das grandes navegações e descobrimentos marítimos, as especiarias eram muito valorizadas na Europa, pelo simples fato de não poderem ser cultivadas neste continente em função do clima.
Com o crescimento da burguesia, a demanda por esses produtos que na época eram considerados de luxo, também cresceu e muito.
No século XV, o monopólio dessas especiarias era dos comerciantes de Gênova e Veneza, duas cidades italianas. Esses comerciantes comprovam no Oriente (Índia e China), e vendiam com alta porcentagem de lucro do mercado europeu.
A ROTA DAS ESPECIARIAS: O CONTEXO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Uma especiaria pode ser definida como um conjunto de alimentos de origem vegetal utilizadas, principalmente, como tintura, tempero ou medicamento.
As especiarias foram uma das principais – se não a principal – fonte de alimento com um relevante papel na História. Por causa delas aconteceram