Especiarias
O Pará é dono de parcela considerável dessa exportação e nas décadas de 50 e 60 viveu o auge da plantação dessa especiaria, se tornando um polo de destaque no mundo. Apesar da decadência dessa cultura, a partir da década de 70, devido às enchentes e, sobretudo, ao ataque de pragas como a fusariose, que devastaram as plantações, a pimenta-do-reino sobreviveu e até hoje orgulha os paraenses por ter alavancado a economia regional e gerado milhares de empregos e renda para pequenos produtores.
2-Feijoada, buxada e muncunza.
Pimenta Malagueta
Pimenta Dedo de moça
Pimenta Biquinho
Pimenta-do-reino
Pimenta Caiena
4-Para usos medicinais, terapias, etc. Açafrão: antioxidante, anti inflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
• Baunilha: estimulante, afrodisíaca e digestiva.
Uso: perfumar bolos, doces, cremes, bebidas e licores.
• Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol.
5-
Influências dos Índios : No Brasil indígena , bem antes da chegada dos Portugueses ,já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação , para produção de bebidas, e condimentos ,entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha), aipim .
Influências Africanas:Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil