Presidentes do Brasil
GOVERNO JK (1956-1961)
Brasília inaugurada em 21 de abril de 1960, instalação dos Três Poderes da República, transferência da sede do governo para o Palácio da Alvorada. As décadas de 50/60 foram caracterizadas pela intensa relação desenvolvida entre os presidentes e as massas populares. Plano de Metas: política econômica que privilegiava os setores de alimentação, transporte, energia, indústrias de base e educação. 50 anos em 5: 50 anos de progresso em 5 de governo.
GOVERNO DUTRA (1946-1951)
Eurico Gaspar Dutra foi eleito em 1946, apoiado por Getúlio Vargas. Em setembro do mesmo ano, foi promulgada a nova Constituição do Brasil, que instituiu as seguintes mudanças: o Brasil passou a ser uma República Federativa; eleições diretas e secretas; independência dos três poderes; direito do voto a maiores de 18 anos (alfabetizados e de ambos os sexos); reconhecimento do direito da greve.
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
Teve o mandato mais curto de nossa história: 7 meses de governo. Renunciou sob a alegação de que estaria sendo pressionado por “forças terríveis”. Seu símbolo de campanha era uma vassoura, pois prometia varrer toda a corrupção.
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)
Seu objetivo era implantar uma “democracia restringida”, para reformular a economia e a política do Estado para combater o comunismo e promover a consolidação da democracia. Em seu governo foi criado o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que extinguiu a estabilidade no emprego.
GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)
Jango assumiu a presidência com seus poderes já limitados pelo parlamentarismo. Seu plano de governo, o Plano Trienal, tinha como objetivo combater a inflação, reduzir o déficit público e promover o crescimento econômico. Lançou também as reformas de base, que abrangiam educação, política agrária, tributação, habilitação e sistema bancário. João Goulart foi deposto em 31 de março de 1964.
GOVERNO COSTA