wanessa jose
Como brincar: Em trios, duas crianças formam a toca e uma será o coelho. Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem interpreta o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços. Essa estrutura se repete com os demais participantes da brincadeira. Uma das crianças fica em pé entre as tocas e deve gritar: "Coelho sai da toca!". Ao fazer isso, os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Já a criança que estava no meio deve tentar roubar a toca de alguém. Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço. Ela também pode falar "Toca troca de lugar!". Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.
Variações: Em alguns lugares a toca é formada por um círculo desenhado com giz no chão ou por um aro ou bambolê. A dinâmica da brincadeira é a mesma, mas não há a possibilidade de a toca trocar de lugar.
COELHINHO SAI DA TOCA
Objetivo
Trabalho cooperativos para unir pessoas, coordenação motora grossa, velocidade e concentração.
Faixa Etária: A partir de 4 anos
Material: Bambolês ou giz pra fazer alguns círculos grande no chão
Autor: Desconhecido
METODOLOGIA
Distribuir os participantes "coelhinhos" dentro dos bambolês. no máximo 3 coelhinhos dentro de cada bambolês, um ficará fora do bambolê que será o pegador ou raposa. Ao sinal do professor : Coelhinhos sai da toca. Todos deverão trocar de toca e o pegador "raposa" que ficou sozinho tenta pegar alguém . Marque um tempo e depois troca o pego "raposa" ou quem for pego vira o pego "raposa"
ATIVIDADE: DIGA O NOME E FAÇA UM GESTO
Posição Inicial: de pé e em círculo.
O professor deverá dizer seu nome e fazer um gesto, em seguida a pessoa que está a sua direita vai repetir o nome e o gesto do professor, e dizer seu nome e criar um gesto..... e assim sucessivamente, ou seja, a última pessoa irá dizer o nome e repetir o gesto de todos no circulo e dirá seu nome e criará seu gesto e então todos repetirão os