Escolas públicas
ELIZABETE MOURA MELO
A ÉTICA E AS DIFERENÇAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Itabuna
2011
ELIZABETE MOURA MELO
A ÉTICA E AS DIFERENÇAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em História e Cultura Afro Brasileira.
Orientadora: Prof. Mabel Santos
Itabuna
2011
2
A ÉTICA E AS DIFERENÇAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR 1
Elizabete Moura Melo
RESUMO
O presente artigo se propõe a discutir e provocar uma reflexão acerca da importância que a instituição escolar exerce no processo de formação da identidade de crianças negras, enfatizando esse espaço como um dos locais onde se pode tanto estimular a perpetuação do status quo, de estereótipos e discriminação racial, quanto fomentar a construção de relações mais igualitárias. É sabido que a educação é um dos pilares para que a criança possa formar sua identidade e adquirir cidadania. Assim sendo, pode-se inferir que, no que tange à educação, é relevante analisar sua importância no combate ao preconceito racial e na defesa á diversidade. Logo, essa análise se faz bastante pertinente, pois visa estimular a reflexão sobre a situação das diferenças raciais no Brasil, bem como sobre o papel da escola no enfrentamento dessa questão.
Palavras-chave: Ética, Diferenças Raciais, Educação
INTRODUÇÃO
Historicamente, a população afro descendente, desde a sua chegada ao Brasil, tem sido acometida por injustiças que, até os dias atuais, não foram sanadas. A abolição da escravatura não lhes deu nenhuma condição de sobrevivência como cidadãos, continuando os