escola publica
Auguste Comte e Ivan Lins foram os criadores do Positivismo, Comte buscou ser o porta voz e pensador representativo do final do século. Ao final de comparar suas propostas , recaiu sobre Emile Durkheim (1859-1917) . Os dois pensadores saindo da maior revolução burguesa. Um pais das regiões desenvolvido do capitalismo , a França uma das percussoras, a construções teóricas que combinada com outros países, amplia a propaçao que o Positivismo teve no Brasil.
A Materia educacional de centro do positivismo de Comte, reconhece o tradicional pensamento positivista engajado pela crença inflexível na sociedade industrial. O autor que fez o estudo humano , exigiu a Lei dos Tres Estados (COMTE,1973). O “autor afirma analisar a” macha progressiva do espirito humano” , que se da pela formação do conhecimento feita pela humanidade e pelos estados metafisico e teológico, apenas como exercício para a a fim chegar ao decisivo estado.
O Estado Positivismo não é espontâneo, depende de forças institucionais organizados para os estados anteriores sejam abolidos. Contribuiu condição da crise na qual passava a frança contemporânea. Em Hipótese comtiano, inverso do Revolucionario Rosseau, é natural o individuo ser egoísta, mas pode ser benfeitor na vida social. As ideias do pensador, era utilizar uma reforma total na sociedade, tornando um Estado forte, a tarefa reformular o sistema de educação. (COMTE, 1973, p. 21).
O Projeto era longo e não permitia ignorar as relações sociais de miséria em que estava a população francesa. Para Comte o capital e o trabalho não estavam forçados a competição, mas eram elementos que devem fluir harmonicamente. Mas Comte sem qualquer apoio nas condições matérias objetivas, fez serias criticas ao “egoísmo” do empresariado que insistia em manter baixos