escolas classicas
Jean-Baptiste Say nasceu em Lyon. Pressupostamente destinado a seguir a carreira de comerciante, Say foi mandado junto com seu irmão Horace para Inglaterra. Na Inglaterra, Say viveu em Croydon e em seguida se mudou para Londres. Após alguns anos trabalhando como comerciante, Say voltou para França para trabalhar em um escritório de uma seguradora dirigida por Étienne Clavière.
Em 1793 Say se casou com a filha de um ex-advogado, Mlle Deloche. De 1794 a 1800 Say editou um periódico chamado 'La Decade philosophique, litteraire et politique,' cujos textos expunham as doutrinas de Adam Smith. Foi então estabelecendo sua reputação como escritor, e quando o governo consular foi estabelecido em 1799, ele foi selecionado como um dos membros do tribunate, e resignou da direção do 'Decade'.
Este trabalho visa mostrar a importancia da chamada “Lei de Say” que é uma das bases de toda a teoria econômica clássica da produção e que, teoricamente, elimina toda a intervenção governamental na economia. Traité d'économie politique (1803) foi seu principal livro e a primeira obra do gênero publicada na França. De grande sucesso, foi proibido por razões políticas e só teve nova edição anos depois (1814). Operou um moinho de algodão (1807-1813) e lecionou economia em Paris (1817-1832). Morreu em Paris sendo outra obra importante sua Cours complet d'économie politique pratique (1828-1830), exposição geral de sua teoria que é uma das bases de toda a teoria econômica clássica da produção e que, teoricamente, elimina toda a intervenção governamental na economia. Traité d'économie politique (1803) foi seu principal livro e a primeira obra do gênero publicada na França. De grande sucesso, foi proibido por razões políticas e só teve nova edição anos depois (1814). Operou um moinho de algodão (1807-1813) e lecionou economia em Paris (1817-1832). Morreu em Paris sendo outra obra importante sua Cours complet d'économie politique pratique (1828-1830), exposição geral de sua teoria.