Escolas classicas
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica
Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Professor: Nelson Germano Beck
Fernando C. Prestes Mottaveia de Vasconcelos
Isabella F. Gouveia de Vasconcelos
Escola Clássica da Administração e o Movimento da Administração Científica.
ORIGENS
O foco da Escola de Administração Clássica é interno e estrutural, com seus princípios teóricos focados a uma análise no aperfeiçoamento de regras e estruturas internas de organização, com boa funcionalidade, otimizando a produção. Segundo T.S. Eliot. O aperfeiçoamento dos sistemas garantiria por si só os resultados desejados.
A substituição do tradicional pelo racional atingiu seu apogeu, sendo aplicado ás ciências naturais e sociais. Tomando o espaço do campo do trabalho, após ser aplicado o racionalismo pelos então conhecidos como fundadores da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica. Eles defendiam a ideia de que seria um bom administrador quem planejava, organizava e coordenava de maneira cuidadosa e racional.
GRANDES FIGURAS DA ESCOLA CLÁSSICA
Taylor se preocupava com as experiências destinadas a aumentar a eficiência do trabalho, após atingir a posição de mecânico chefe, publicando mais tarde livros, pois além de engenheiro era também administrador de cúpula. Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).
Segundo Fayol Administrar uma organização significa Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. A