São bernardo de graciliano ramos
Ex: “(...) o resultado foi um desastre.Quinze depois do nosso primeiro encontro, o redator do Cruzeiro apresentou-me dois capítulos datilografados, tão cheios de besteiras que me zanguei (...) “
3. Uma obra regionalista do segundo modernismo brasileiro, voltado, na ficção, para o questionamento social e psicológico, dos sertanejos . As mazelas e desigualdades do Nordeste Brasileiro foram o fermento da retomada da atitude crítica do Realismo/Naturalismo:
Ex: “Até os doze anos gastei muita enxada ganhando cinco tostões por doze horas de serviço (...)” “(...) Sofri sede e fome, dormi na areia dos rios secos, briguei com gente que fala aos berros e efetuei transações comerciais das armas engatilhadas (...)”
4. Narrativa : Mantém um certo diálogo com o leitor.
6. Paulo Honório não mede limites para alcançar seus objetivos, faz tudo de forma racional e planejada, até mesmo o fato de querer casar-se, foi uma decisão racionalizada.
Ex: “ Amanheci um dia pensando em casar.Foi uma ideia que me veio sem que nenhum rabo-de-saia a provocasse. Não me ocupo com amores, devem ter notado, e sempre me pareceu que mulher é um bicho esquisito, difícil de governar.
(...)Não me sentia, pois, inclinado para nenhuma: o que sentia era desejo de preparar um herdeiro para as terras de S. Bernardo. “
8. Humildade : De origem humilde, Paulo Honório foi um homem enérgico e empreendedor, não deixou-se abater pela miséria e dura realidade do nordeste brasileiro.Com o único objetivo de fazer fortuna a qualquer preço.
11