Escolas classicas
A Escola Clássica de Administração Científica foi à primeira Escola de administração, criada com o princípio de legitimar a personalidade racional-Legal em oposição à personalidade tradicional, dentro das Empresas, esta escola vai tentar impor a legitimação da personalidade racional-legal a partir de um dos mais conhecidos fundadores da Escola Clássica de Administração Científica, Frederick Winslow Taylor.
Uma das principais idéias que assentam o edifício teórico da Escola Clássica é que alguém será um bom administrador à medida que seus paços forem planejados e organizados de maneira cuidadosa e racional.
A definição que se tinha de Organização, não era de estrutura, e sim o modo pelo qual uma empresa administra de forma organizada o processo de produção de maneira eficiente para atingir seu objetivo principal, o lucro.
PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA ESCOLA CLÁSSICA CIENTÍFICA
HENRY FAYOL (1841 – 1925)
Fayol trabalhou na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault, aposentando como diretor geral em 1918.
Fundou centro de Estudos Admnistrativos e publicou o livro Administração Geral e Industrial que dizia:
• A administração era uma função distinta das demais dentro de uma empresa
• Administrar compete a cinco funções: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
MAX WEBER (1864 – 1920)
Desenvolveu três argumentos segundo ao qual se baseava a personalidade humana, e partiu do principio que existem três tipos de personalidades: a carismática, tradicional e racional-legal
Com base na personalidade carismática, partia do pressuposto de que era uma forma de personalidade humana na qual o ser humano era visto na figura de um herói pelos seus atos, temos como exemplo os líderes, os profetas, guerreiros dentre outros. Visto a personalidade tradicional Weber salienta que era baseada nos costumes e tradições, ou seja, na figura dos senhores feudais e patriarcas que foram