A escola classica
FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FAYOL - TAYLOR - FORD
COMO ELES INFLUENCIARAM A
ESCOLA CLÁSSICA DE GESTÃO
[pic]
Elaborado por:
Carlos Ascenso, 21102846;
Ivo Soares, 21105699;
Sandra Oliveira, 21100129.
Introdução
A Escola Clássica de Gestão é assim denominada por ter sido a primeira escola da gestão a surgir e a criar uma literatura específica dedicada às organizações em geral e às empresas em particular.
Atualmente representa a conquista de uma longa história no campo do conhecimento humano, que despontou no início do século XX, no seguimento da 2ª Revolução Industrial (1850-1870). Assim, e principalmente com o aparecimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo há uma nova onda de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, fatores fundamentais na criação, desenvolvimento e funcionamento de grandes organizações empresariais.
[pic]
Neste trabalho iremos transmitir de forma simples, clara e objetiva, os fundamentos desta corrente de pensamento científico, que representa a raiz e os fundamentos da área de gestão de Recursos Humanos.
Palavras-chave: escola clássica, gestão, revolução industrial, Taylor, Fayol.
Fundamentos da Escola Clássica de Gestão
A Escola Clássica apresenta como expoentes máximos dois engenheiros, um americano e outro francês: Frederick Taylor (1856 – 1915) e Henri Fayol (1841 – 1925), respetivamente.
No campo específico da administração das empresas, coube a Fayol a divulgação das ideias fundamentais da Teoria Geral da Administração, publicado em 1916, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.
Por outro lado, Taylor, fundador do Taylorismo, propõe a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas, enfatizando a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Assim, a abordagem clássica da Administração cobre